.jpg)
O que é?
Esse procedimento utiliza vários tipos de aparelhos, que podem ser fixos ou móveis, e ajudam a movimentar os dentes. Também agem retraindo os músculos e alteram o crescimento mandibular. Para corrigir as imperfeições, esses aparelhos funcionam aplicando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. O procedimento a ser utilizado vária de acordo com cada caso.
Quais são os tipos de tratamentos realizados?
Os tratamentos realizados pelo dentista na ortodontia estão divididos em preventivo, interceptativo e corretivo.
Na ortodontia preventiva:
Busca-se acompanhar o desenvolvimento do sistema estomatognático do paciente desde a infância, observando hábitos que possam ser deletérios a formação das arcadas.
Na ortodontia interceptativa:
Ortodontista terá de atuar para remover problemas já instalados que possam causar distúrbios na formação das arcadas, fazendo uso de aparelhos específicos móveis ou fixos, isso se dá normalmente antes e/ou durante a troca dentárias.
Na ortodontia corretiva:
O tratamento se dará com o objetivo de corrigir a má oclusão já instalada, ou seja, um dente mal posicionado, apinhamentos, mordida aberta, mordida cruzada, diferenças de crescimento das arcadas, estética e outros. Para isso existem diversos tipos de aparelhos fixos e móveis, que podem ser metálicos, estéticos, transparentes e os alinhadores ortodônticos.


